Estrutura Pedagógica

PRESSUPOSTOS, METODOLOGIAS E PERSPETIVAS

Direção Pedagógica

Este é o órgão responsável por todas as diretivas pedagógicas de funcionamento da escola. O seu posicionamento dentro da estrutura escolar é flexível, permitindo um contato fácil quer às estruturas internas de controlo pedagógico quer aos docentes e até mesmo aos encarregados de educação que desejem ver algum assunto discutido ou resolvido. É composto por um docente profissionalizado que representa a escola no seu interior e no exterior.

O ponto de vista da Direção em relação ao seu papel não é rígida, preferindo um papel coordenador, com uma intervenção direta mitigada, em que todos têm a sua palavra a dizer, tentando conciliar pontos de vista, ideias inovadoras e a necessidade de qualidade e exigência necessárias ao equilíbrio pedagógico, embora a responsabilidade final seja sempre por si assumida.

Conselho Escolar

Em termos estruturais, o funcionamento pedagógico do Externato baseia-se na Direção Pedagógica apoiada nos docentes das duas seções, reunidos em Conselho escolar, o qual tem lugar pelo menos uma vez por mês.

Nestas reuniões avalia-se o processo educativo e a evolução de cada um dos grupos, fazendo-se a triagem de casos que necessitem de uma maior atenção seja do ponto de vista de funcionamento de sala de aula, seja do ponto de vista do acompanhamento e apoio dos pais no processo educativo. Além destes aspetos são ainda debatidos todos os assuntos relativos ao plano global de escola e ao desenvolvimento de todas as acções sectoriais que irão depois ser postas em prática pelos docentes junto de cada um dos grupos.

Reuniões de Pais

Além das reuniões do Conselho Escolar, planificam-se reuniões setoriais ou gerais com os encarregados de educação dos alunos, seja para o acompanhamento das atividades escolares por parte dos pais, seja para uma avaliação e controlo da qualidade de serviços oferecidos, ou ainda para o aconselhamento dos encarregados de educação em relação a situações de caráter específico e pontual.

Acompanhamento das Atividades Extra-curriculares

Em relação ao acompanhamento das atividades extra-curriculares, sem prejuízo do acompanhamento destas por parte dos professores de cada um dos grupos, a sua evolução é acompanhada pela Direção Pedagógica que controla a qualidade de ensino e o apoio dado pelos professores destas atividades junto das turmas.

Acompanhamento Disciplinar

Do ponto de vista da disciplina e implementação de regras de convivência e comportamento , estas são da responsabilidade dos docentes e da Direção, com sede no Conselho escolar, sendo o controlo da sua implementação da responsabilidade da Direção pedagógica. Todavia , como consideramos que a convivência e as suas regras estão intimamente ligadas com a educação geral levada a cabo nas próprias salas de aula, o seu controlo é feito em conjunto e os pais dos alunos são informados das situações apenas se estas se tornarem incompatíveis com o equilíbrio do ambiente escolar. Todavia, os pais são sempre informados de situações menos próprias em que os seus educandos incorrem, de forma a poderem, eles também, controlar a evolução dos seus educandos.